sábado, 21 de novembro de 2009

CHICO BUARQUE - CONSTRUÇÃO (CRÍTICA E DOWNLOAD)




Chico Buarque não é um bom cantor, muito pelo contrário. Mas merece o título de mais ousado e inteligente compositor da mpb, um cara muito culto, de família abastada que decidiu usar a sua educação e poesia para criar hinos imortais que se tornaram folclóricos na música Brasileira. Uma vez ouvindo um álbum tão essencial quanto esse, nós pensamos e refletimos como a cultura brasileira afundou, pois Artistas bisonhos e ridículos como Ivete Sangalo, Claudia Leite, Os pagodinhos e funks são hoje em dia carros-chefes da cena musical Brasileira, o que na época do lançamento desse album parecia impossível de prever.

Construção foi o quinto disco do cantor carioca. Lançado em um dos períodos mais críticos do Regime Militar, o álbum representa uma mudança no trabalho do artista. Se antes Chico harmoniza Bossa Nova com  críticas à ditadura brasileira, em Construção o cantor mostrou-se mais ousado - como mostra os versos iniciais de Deus lhe Pague, faixa que abre o álbum. Em Samba de Orly, parceria com Toquinho e Vinicius de Moraes, Chico canta abertamente sobre o exílio - o que fez com que a canção fosse parcialmente censurada. A faixa-título é uma crítica sobre um homem que trabalhou arduamente até sua morte. Não faltaram também o lirismo característico do artista, como demostrado em Olha Maria e Valsinha. Ainda temos a grande cotidiano, um retrato da rotina do dia a dia em uma visão marcante de um artista visionário.Destaque também para os arranjos das músicas, muito bem amarradas e executadas com esmero.
"Construção" foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o terceiro melhor disco brasileiro de todos os tempos, não que isso importe muito, pois sabemos que a Rolling Stone não merece muito crédito, mas prova que Chico é ainda hoje respeitado e admirado em todos os meios.




Deus lhe pague (Chico Buarque)
Cotidiano (Chico Buarque)
Desalento (Chico Buarque)
Construção (Chico Buarque)
Cordão (Chico Buarque)
Olha Maria (Chico Buarque - Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
Samba de Orly (Chico Buarque - Toquinho - Vinicius de Moraes)
Valsinha (Chico Buarque - Vinicius de Moraes)
Minha história (Gesubambino) (Dalla - Pallotino)
Acalanto (Chico Buarque)

DOWNLOAD VIA EASY SHARE

DOWNLOAD VIA MEDIAFIRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário